# APRENDENDO A BÍBLIA – Mulheres do Gênesis: Eva

Oi gente, tudo bem com vocês? Vamos ter uma nova categoria aqui no blog: “Aprendendo a bíblia”. Toda semana iremos aprender um pouco mais desse livro sagrado que nos exorta, consola e que nos aproxima mais do nosso Criador, Deus! Teremos assuntos variados, mas resolvi começar falando das principais mulheres citadas na bíblia por ordem cronológica…Vamos lá nos encher um pouco mais da Palavra de Deus?!…

EVA – A MÃE DE TODA A HUMANIDADE

O governo sobre toda a criação foi dado por Deus ao homem, mas Deus declarou que não era bom que ele vivesse sozinho e, assim, da costela de Adão criou a mulher e a entregou por esposa, atingindo naquele momento o ápice da sua criação. A criação de Eva não foi uma decisão repentina ou uma casualidade, mas parte indispensável do plano de Deus. Adão e eva, AMBOS, foram criados “à imagem de Deus” e estabelecidos como seus representantes no mundo para cuidar de tudo aquilo que colocou sob domínio deles.

clipboard01_34

“Fomos feitos à imagem e semelhança de Deus”

Entretanto, porém, todavia, a pureza e a inocência foram destruídas quando a serpente entrou em cena e Eva escolheu, optou, acreditar na mentira de Satanás. Sendo livre pra colocar sua vontade acima da vontade de Deus, ela assim agiu e, ao oferecer o fruto ao marido, fez com que ele também pecasse. Porém observamos no Novo Testamento, o apóstolo Paulo explicar as ações dos dois dizendo o seguinte: Eva foi enganada, mas Adão comeu o fruto com total consciência da transgressão (2 Co 11.3; 1Tm 2.14). Depois sentindo-se culpados, esconderam-se de Deus criando para si vestes de folhas de fiqueira para cobrir a vergonha. Dessa forma, o casal não apenas rompeu o relacionamento com Deus, mas também entre si, com todas as gerações vindouras e até mesmo com o mundo e a natureza sobre a qual deveriam governar.

ia_genesis3_6

Deus amaldiçoou a serpente e a terra por causa do homem e profetizou para o mesmo: sofrimento, trabalho árduo e futuramente morte do casal. Para a mulher profetizou: dor ao dar à luz, ao educar os filhos e ao relacionar-se com seu marido. Resistiria a liderança na medida em que o domínio do homem sobre ela se distorcesse {“…O teu desejo será para o teu marido, e ele te governará” Gn 3:16c}

Expulsa de seu maravilhoso lar, o Éden, Eva concebeu e teve dois filhos, embora sua alegria com o nascimento deles tenha se transformado em dor, como foi profetizado por Deus. Caim, seu filho mais velho, assassinou o seu irmão Abel. A graça de Deus se manisfestou a Eva na forma de um outro descendente, Sete. Adão o gerou quando tinha 130 anos, e ainda depois de Sete teve filhos e filhas até a idade de 800 anos, vindo a morrer com 930 anos.

Eva permanece como um arquétipo do sexo feminino. Embora criada à imagem de Deus, exerceu seu livre arbítrio, sua vontade, ao desobedecer ao senhor, ousando desafiar sua autoridade. A desobediência, em si mesma, não foi um motivo, mas pressupôs um motivo. Sua tentação não foi a de desobedecer simplesmente, mas, em última análise, a de agir por conta própria ou possuir tudo que desejasse. Como descendente dela, toda mulher carrega sua semelhança. A voz da primeira mulher proclama um aviso vindo do passado a todas as mulheres para que sigam o caminho da obediência.

obediencia-e-desobediencia-a-deus

O que aprendemos com a história de Eva?

Que Eva ao escolher pecar, desobedecer e desafiar autoridade de Deus encontrou a justiça Dele, mas também experimentou a sua graça ao gerar outros filhos. Portanto, isso soa como um eco de esperança para todos nós, apesar de pecarmos contra Deus, pela sua infinita bondade, Ele ainda manisfesta graça.

Espero que tenham gostado, nos encontraremos aqui no blog sexta-feira novamente.

Me conta nos comentários o que você achou dessa nova categoria aqui no blog, certo?!

Bjos,

Carolina Marinho

Anúncios

Um comentário sobre “# APRENDENDO A BÍBLIA – Mulheres do Gênesis: Eva

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s