#APRENDENDO A BÍBLIA: Gostar de moda é pecado??

Oiiiii gente, tudo beleza? No “aprendendo a bíblia” de hoje temos um assunto um pouco polêmico para muitos cristãos ainda: Será que gostar de moda nos faz pecar contra Deus??…Vamos discutir sobre isso…

A indústria da moda têm crescido cada vez mais e quanto mais tentamos fugir dela, lá estamos nós rendidas as últimas tendências que vemos na vitrine. Mas afinal, será que gostar de moda é pecado?

As orientações bíblicas são valiosas para nos guiar em toda a nossa vida, e a Palavra de Deus tem sempre uma resposta ou um conselho para qualquer área de nossa vida, óbvio que não seria diferente para a temática “Gostar de Moda”.

De acordo com os dicionários populares, a palavra “moda”, como substantivo significa: Uso, hábito ou estilo geralmente aceito, variável no tempo, e resultante de determinado gosto, ideia, capricho, e das interinfluências do meio. Também pode significar o uso passageiro que regula a forma de vestir, calçar e pentear.

A propagação das mídias (desfiles de moda, artistas, etc…) dão origem as novas tendências do mercado da moda e as mídias vão influenciando as pessoas neste aspecto cada vez mais. Porém, não deve ser a mídia que deve nortear a vida e a “moda” do cristão mas sim são os princípios eternos de Deus, presentes na Bíblia. A moda do cristão sempre será odiar o pecado e sentir prazer em agradar a Deus.

Porém, mas, todavia, gostar de moda não significa ser escrava dela, mas sim investir na imagem que reflete no nosso espelho. De fato a indústria fashion muitas vezes vende uma imagem que não é adequada para mulheres virtuosas, mas não vamos generalizar,creio que precisa haver bom senso. Tudo precisa ter limites. Não precisamos vestir ou fazer algo apenas por que está na moda. Não precisamos e nem podemos ser tão vazios. Não podemos esquecer-nos dos ensinamentos de Paulo: “Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém”. Bom senso é sempre a solução.

funcao_da_roupa-640x307

É possível se vestir bem sem escandalizar, basta ter cuidado na hora de escolher as peças.Há várias tendências de moda que podem ser usadas por mulheres cristãs: saia e vestidos com comprimento midi, vestidos com corte assimétrico, camisas jeans, cropped APENAS para dá mais versatilidade aos vestido e muitas outras…Amiga, não pense que gostar de andar bem vestida te faz ser pecadora! Vemos em várias passagens na bíblia detalhes das vestimentas das mulheres daquela época, eram as melhores jóias, os tecidos mais finos e nem por isso elas eram consideradas pecadoras.

Não se esqueça que seu Deus é um artista, e de muito bom gosto. Ele vestiu no maior capricho até os lírios do campo, então não espera que o ser humano ande por aí de forma desleixada. Sua roupa fala! Inclusive, ela tem a ver com o marketing da sua crença, uma recomendação (ou não) do seu estilo de vida. Assim como a vestimenta diz muito no mercado de trabalho, ocasiões políticas e até na hora de escolher um cônjuge, ela vale (e muito) no nosso testemunho religioso.

vestimenta_igreja

“O vestuário será uma recomendação para os descrentes. Será um sermão em si mesmo”. (Ellen White, escritora cristã do Livro Mensagens Escolhidas)
“O (..) que é negligente em seu traje frequentemente ofende quem tem bom gosto e sensibilidades aprimoradas. Os que são deficientes neste sentido devem corrigir seus erros e ser mais cautelosos. A perda de algumas almas será finalmente atribuída ao desleixo. O desleixo influenciou negativamente, porque as pessoas não podiam de modo algum ligar a sua aparência com as verdades que o crente apresentava. Seu vestuário depunha contra ele, e a impressão dada era que o povo ao qual ele representava constituía um grupo descuidado que não se importava com o seu vestuário, e os seus ouvintes não queriam ter nada a ver com essa espécie de pessoas”. ((Ellen White, escritora cristã do Livro Mensagens Escolhidas, página 251)

 

Vamos pensar juntas: se você é templo do Espírito Santo, Você deve estar bem cuidada! E se arrumar faz parte disso. Uma mulher bem vestida não é aquela que usa as roupas mais chamativas e caras, mas aquela que sabe usar as peças de roupas corretas e adequadas para ela.

Não adianta você usar uma saia longa para aparentar santidade se a mesma for extremamente apertada, com um tecido fino e uma fenda enooorme…Nesse caso o vestido longo por mais que seja comprido não é adequado nem correto para você, mulher cristã.

Você já é uma obra-prima criada por Deus, cuidar mais de você, sem exageros, só vai te fazer ficar ainda mais feliz, e como diz a Palavra de Deus “Um coração alegre aformoseia o rosto!”

Não há mal nenhum em gostar de moda, se vestir bem, cuidar da sua própria aparência porém o mais importante é saber que para um coração cheio de sentimentos ruins não há Dior, Prada ou Chanel que dê jeito!Há tanta gente por aí se preocupa em enxergar pecado em tudo e não consegue entender que um coração que julga o tempo todo pode estar pecando muito mais do que alguém que veste algo que está “na moda”.

Lembre-se que os princípios quanto ao vestuário cristão devem ser:

1) RESPEITO – Que inspire respeito Fp. 4:9;

2) MODÉSTIA – Sem soberba e nudez. Mas seja simples e modesto; I Tm. 2:9

3) DIFERENÇA – Não seja unissex; Mt. 5:13-16;

4) NÃO DEFRAUDANTE – Não escandalize e faça tropeçar o próximo; Lc. 17:1-2;

5) BOA MORDOMIA DO CORPO COMO TEMPLO DE DEUS – I Co. 3:16-17;
É isso gente, me conta nos comentários o que vocês acham desse assunto, ok?!

Até amanhã…Teremos post novo amanhã a tarde…

Bjos,

Carolina Marinho

Anúncios

Um comentário sobre “#APRENDENDO A BÍBLIA: Gostar de moda é pecado??

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s